Tiago 1:2-4 – Alegria, perseverança e ação completa

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.”

Tiago 1:2-4 (NVI)

É muito comum lermos essa passagem e acharmos estranho Tiago estar falando para os seus leitores se alegrarem no meio das provações. Normalmente nós até entendemos que precisamos estar contentes em todo o tempo independente da situação, mas ficar alegre justamente por causa das dificuldades já parece muito estranho. Ainda mais que Tiago está falando para que “considerem motivo de GRANDE ALEGRIA o passar por diversas provações.”

Mas primeiro a gente precisa entender para quem Tiago estava se dirigindo e quais eram os tipos de provações que passavam.

Para quem Tiago escrevia e a situação

Muito provavelmente os destinatários originais da carta de Tiago eram judeus cristãos que estavam espalhados fora dos limites de Israel. Alguns estudiosos afirmam que a carta se estendia a cristãos não judeus também.¹ Mas pelos temas abordados ao longo da carta entende-se que as provações pelas quais passavam era a pobreza e opressão (boicote econômico e rejeição social), causadas justamente pelo fato de serem cristãos.

É dentro desse contexto de pobreza e opressão que Tiago faz suas exortações a respeito de preocupações que ele tinha com aquela comunidade.

Os testes da fé e seus objetivos

Quando Tiago fala que devemos considerar motivo de grande alegria passar por diversas provações ele não está falando em um sentido de encontrar uma forma de ter prazer na dor e sofrimento em si, mas está tentando mudar a perspectiva dos seus leitores, tentando os fazer olhar além da situação em que se encontram, onde eles podem enxergar os benefícios que as provações trariam. Algo que ele deixa bem claro em 1:12.

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” Tg. 1:12 (NVI)

Tiago mostra que apesar das provações nos causarem dor e sofrimento, são positivas para o crente, pois são testes da nossa fé. Esses testes não têm a intenção de verificar se essa fé é verdadeira ou falsa, mas são uma forma de purificá-la, refiná-la. Passar por isso nos leva à perseverança, que embora necessária ao cristão, não é o resultado final, mas busca ter algum objetivo, produzir alguma coisa a mais em nós – ter ação completa (NVI). Os resultados finais são maturidade e integridade, uma moral completa (sem faltar nada).

Quando traz esses frutos finais (maturidade, integridade) Tiago está apontando para o modelo da conduta moral do cristão, seu caráter. Em algumas traduções, além dos termos já citados, os termos utilizados são: perfeitos (NAA, ARA), completos (NVT). A ideia que Tiago quer trazer é justamente de algo completo, plenamente desenvolvido, sem falta, sem mancha. Assim como Jesus chamou seus discípulos a serem perfeitos, como Deus é perfeito (Mt. 5:48), Tiago também mostra que essa é a busca necessária, diária e ininterrupta dos cristãos.

Essas palavras de Tiago ecoam vários dos ensinamentos de Jesus sobre permanecermos nele, nos mantermos fiéis a ele. E enquanto você lê isso provavelmente lembrou e fez paralelos com as passagens onde Jesus afirma ser a videira verdadeira e nos chama a permanecermos nele ou quando ele ensina sobre a casa construída sobre a rocha, por exemplo. Estarmos em Jesus, caminhando com ele diariamente e obedecendo seus mandamentos é o que nos faz sermos perseverantes durante todas as dificuldades.

A dor e o sofrimento são inevitáveis. Todos nós passamos por diferentes formas de testes da nossa fé, diferentes formas de provações e por mais difíceis e intensas, precisamos olhar além das circunstâncias, entendendo que há uma coroa que Deus prometeu aos que o amam (Tg. 1:12). Devemos mudar a nossa perspectiva, olhar além e nos alegrarmos pelo que o Senhor fará em nós, nos moldando de acordo com o Seu propósito.

Assim, para Tiago, conforme respondemos aos testes da nossa fé com perseverança, nosso caráter é purificado, transformado de acordo com a vontade de Deus, e essa obra continua até ser concluída, até não faltar mais nada, quando finalmente encontraremos com Cristo face a face.

¹ p. 43-44, Comentário Exegético de Tiago, Douglas J. Moo

Referências

DAVIDS, Peter H. Tiago. In: CARSON, D. A. et. al. (Org.). Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009. p. 2030-2035.

KEENER, Craig S. Tiago. In:______. Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2017. p. 790-793.

MOO, Douglas J. O Comentário Exegético de Tiago. São Pulo: Shedd Publicações, 2020. p. 17-84.

Leave a Reply