”Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.”
Tiago 1:5-8 (NVI)
Quando estudamos os versículos 2 a 4 da carta de Tiago vemos que as provações têm o objetivo de nos tornar cristãos maduros, íntegros, completamente desenvolvidos. Porém, dos versículos 5 a 8, vamos ver que isso só ocorre se a sabedoria divina estiver em nós, guiando nossas atitudes, ao mesmo tempo que uma outra forma de “sabedoria” tenta nos afastar do plano de Deus.
Peça sabedoria
Para Tiago, agir de acordo com a sabedoria divina durante os desafios é a forma que conseguiremos nos manter fiéis ao Senhor e que se consideramos que não a temos em medida suficiente devemos pedir a Deus, sem medo, pois Ele está disposto a concedê-la. Mais que isso, Ele nos dá Sua sabedoria de forma graciosa e generosa, sem reprovações. Conforme a tradução da Nova Versão Transformadora (NVT) “Ele não os repreenderá por pedirem” (Tg. 1:5).
Não precisamos ter medo, achando que já deveríamos ser cristãos maduros o suficiente, que já deveríamos estar em um nível onde não precisaríamos estar pedindo essas coisas ao Senhor. Pelo contrário, Deus deseja nos dar as “ferramentas” que precisamos para agradá-Lo. A única coisa que Ele requer de nós é que tenhamos fé.
Fé e inconstância
Conforme Tiago nos mostra a fé é o única coisa que Deus requer de nós para que possamos receber as dádivas que Ele deseja nos dar. Tiago compara a pessoa que duvida às ondas, que não possuem um caminho certo, em cada momento estão indo para um lado, de acordo com o vento. Pessoas assim não receberão nada do que pedem a Deus, não porque em algum determinado momento tiveram uma pequena dúvida, mas essa comparação de Tiago e os versículos 7 e 8 nos mostram que ele está falando de pessoas inconstantes na sua caminhada com Deus. Pessoas que não tem um compromisso total com Jesus, desejam em um momento andar de acordo com a sabedoria divina e em outro momento andar de acordo com a “sabedoria” do mundo.
Ao longo de toda a carta Tiago está mostrando os dois caminhos da sabedoria, aplicando em situações específicas que que seus leitores originais estavam passando. Mas aqui ele já nos indica o caminho. A fé, o compromisso e a constância na caminhada com Deus, ou seja, confiar em Deus de todo o coração, são os componentes de uma sabedoria do alto, uma ferramenta para agradarmos ao Senhor, sermos perseverantes e transformados segundo a Sua vontade dia após dia.
Referências
DAVIDS, Peter H. Tiago. In: CARSON, D. A. et. al. (Org.). Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009. p. 2030-2035
KEENER, Craig S. Tiago. In:______. Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2017. p. 790-793
MOO, Douglas J. O Comentário Exegético de Tiago. São Pulo: Shedd Publicações, 2020. p. 17-92